stant

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Confira sugestões de profissionais para decorar seu lar

A sua casa está pronta. Agora, é preciso pensar em como decorá-la. A seguir, especialistas na área dão dicas sobre o assunto.




"A decoração tem que servir ao homem. Antes era uma preocupação estética, hoje ela pode ser definida como a busca de soluções para o conforto", explica Alexandra Nicolini, arquiteta e integrante do núcleo de projetos da fábrica de móveis S.C.A.

Para o designer de interiores e coordenador de ambientação da Etna, Léo Dutra, a grande vantagem da decoração é que ela, muitas vezes, evita uma reforma. "Se você trocar o tapete, as almofadas ou a cor de uma parede já provoca uma grande mudança no ambiente sem precisar gastar muito", afirma.

E para aqueles que não podem colocar os serviços de um decorador no orçamento, basta seguir alguns conselhos.

"Os móveis têm que ser funcionais, fáceis de limpar e feitos com materiais resistentes", indica Alexandra, "principalmente para quem tem crianças pequenas em casa".

Léo Dutra também aposta muito na funcionalidade dos objetos. "É preciso pensar na metragem do produto com relação ao espaço, a circulação que ele vai permitir no ambiente e sua função", explica. "Não adianta ter um sofá grande se ele vai bloquear a passagem", completa.

O designer indica os móveis com funções duplas. "Uma mesa de canto pode ser o lugar ideal para guardar um puff embaixo", exemplifica.

Quadros e espelhos
"Os quadros têm que completar e não interferir no ambiente", diz a arquiteta. Segundo Alexandra, uma dica para evitar erros é optar pelas peças de cores neutras.

De acordo com o designer da Etna, os quadros se destacam na decoração, por isso é preciso saber dosá-los no momento da decoração. O profissional destaca alguns erros mais comuns.

O quadro ou espelho maior que a peça que fica abaixo dele é um dos mais freqüentes, segundo Léo. A peça em uma altura desproporcional é outro erro. "Uma pessoa nem consegue se ver no espelho porque ele está baixo ou alto demais. No caso de um quadro, nem é possível observá-lo".

Para os espelhos, deve-se ter o cuidado especial de não colocá-los na parede à frente da TV. "Cria-se um jogo de reflexos horrível", define o designer.

Plantas e arranjos
Para a arquiteta Alexandra Nicolini, flores e plantas artificiais devem ser evitadas. Uma sugestão da profissional é utilizar romãs e alcachofras, que mantém suas características por mais tempo.

Já Léo Dutra acredita que as flores e frutas artificiais são opções viáveis para quem não fica muito tempo em casa. "Mas tem que ser ponderado. Mesclar arranjos artificiais com folhagens verdadeiras é uma dica", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário